Criada em 2007, LyraCompoetics é uma rede de pesquisa internacional dedicada ao estudo da Poesia Moderna e Contemporânea. Ao desenvolverem linhas de investigação partilhadas, os seus membros pretendem estudar a poesia de diferentes nacionalidades, a partir de bases teóricas e críticas comuns, sendo privilegiadas as poéticas comparadas e as intermedialidades.
Coordenada por Paulo de Medeiros (Universidade de Warwick) e Rosa Maria Martelo (Universidade do Porto), LyraCompoetics congrega investigadores das seguintes universidades: Brown University (E.U.A.), U. Federal Fluminense (Brasil), U. Federal do Rio de Janeiro (Brasil); U. Paris III – Sorbonne Nouvelle (França); U. de Salamanca (Espanha); U. Islas Baleares (Espanha); U. de Santiago de Compostela (Espanha); U. Vigo (Espanha); U. Florença (Itália); U. Warwick (Reino Unido); U. de Oxford (Reino Unido) e U. Porto (Portugal).
Com o objectivo de articular e divulgar as pesquisas em curso nos vários grupos de investigação que põe em contacto, LyraCompoetics realiza periodicamente um congresso internacional ou um colóquio interno acolhido por uma das Universidades envolvidas, e publica a revista eLyra, cujos dois números anuais são organizados rotativamente pelos membros da rede, a partir das diferentes universidades envolvidas.