O mundo do cinema e o mundo da fotografia proporcionaram à poesia moderna diálogos inovadores que se estendem até aos nossos dias, e que ainda estamos longe de ter apreendido em toda a sua amplitude. Se do ponto de vista temático a presença do cinema e da fotografia na poesia moderna e contemporânea é fácil de reconhecer, podendo adquirir facetas muito variadas, são certamente mais complexas as relações que ligam a poesia àquelas duas artes através da ekphrasis, ou no plano da apropriação de novas concepções da imagem, ou ao nível da experimentação de novas técnicas discursivas.
Considerando que a emergência e os posteriores desenvolvimentos da fotografia e do cinema se traduziram em novas técnicas de olhar e, logo, de escrever, este dossier reúne ensaios que, embora tematicamente diversificados, têm uma natureza comum: o mesmo interesse pelas relações da poesia moderna e contemporânea com o cinema e com a fotografia.
L’homme Atlantique de Marguerite Duras: um filme negro para se ouvir a escrita
Mathilde Ferreira Neves
2016
Filmar em verso: Dimitri Kirsanoff e Herman G. Weinberg
José Bértolo (convidado)
2016
João César Monteiro: a escrita-voz-corpo-câmara-ardentes
Mathilde Ferreira Neves
2014
Os Poetas Vão ao Cinema
Fernando Cabral Martins
2012
O Cristal da Montanha
Fernando Guerreiro
2012
Grãos de Pólen: Um ano de cinema. A imagem palimpsesto-hieróglifo
Fernando Guerreiro
2012
Futurismo e Cinema
Fernando Guerreiro
2011
O Chão do Filme. O Céu do Poema
Mathilde Ferreira Neves
2011
“qualquer poema é um filme“, qualquer filme é um poema
Rita Novas Miranda
2011
L’Anxiété du Regard: Cinéphilie et Cinéphobie chez les Générations de 27
Joana Matos Frias
2010
A Ceia Lispector, Pasolini e Llansol
Pedro Eiras
2010
Musa Kino-Poética
Pedro Serra
2010
Salles Obscures
Rosa Maria Martelo
2010